Segunda-feira, Setembro 23, 2019

O INED sabe que as Perguntas Frequentes ( FAQ)  são importantes pois reduzem a ansiedade que o público alvo tem para ter a informação desejada.
Reduzem o custo e tempo do público alvo respondendo publicamente as perguntas comuns.

O que é educação à distância?

A educação à distância ocorre quando um aluno e um instrutor estão em lugares diferentes. A aprendizagem ocorre por correio, telefone, internet ou por outros meios.

Como posso saber se uma instituição está credenciada?

Pesquise no site do INED para ver se uma instituição está credenciada.

O INED lecciona cursos à distância?

Não, o INED apenas coordenadora e reguladora da Educação à Distância (EaD), no âmbito do Sistema Nacional de Educação (SNE), dotado de personalidade jurídica e de autonomias administrativa, técnica e científica.

De que forma o crescimento da oferta dos cursos a distância pode contribuir com a inclusão social no País?

É necessário que exista maior número de programas educacionais para pessoas de baixa renda.  Actualmente ainda são poucos os cursos profissionais, que auxiliam a inclusão.  Não se vê, também, programas de educação de qualidade em outros locais como reassentamentos.

O número de entidades credenciadas para EaD é pequeno, são pouco mais de 10 instituições de Ensino Superior, entre públicas e privadas.

Qual é o maior obstáculo para o desenvolvimento do sector no País?

O maior obstáculo é o governo e o pensamento de muitos detentores do poder que ainda não acreditam que a EaD é a única forma possível de democratizar a educação de qualidade num país com a dimensão continental que existe.

Há poucos provedores de internet, os existentes ainda não tem a velocidade ou a qualidade que possa ajudar as pessoas de baixa renda e até hoje só temos a movitel com sinal nas zonas rurais.

Como funciona a Educação a Distância?

A EaD utiliza os mais diversos meios de comunicação, isolados ou combinados como, por exemplo: material impresso distribuído pelo correio, transmissão de rádio ou TV, fitas de áudio ou de vídeo, redes de computadores, sistemas de teleconferência ou videoconferência, telefone.

Quais as vantagens de fazer um curso livre à distância?

  • Flexibilidade de horário e de local
  • O aluno estabelece o seu ritmo de estudo
  • Valor do curso muito menor que do ensino presencial
  • Capilaridade ou possibilidade de acesso em locais onde o ensino não chegava
  • Muitas opções de cursos – maior diversidade de oferta
  • Democratização d e acesso à educação: atende a um público maior e mais variado que os cursos presenciais
  • Permite a troca de experiência e conhecimento entre os participantes
  • Na maioria dos casos, qualidade metodologia educacional utilizada e do material é de boa qualidade
  • Incentiva a educação permanente
  • Atende aos ritmos de estudo diferenciados
  • Estimula familiarização com as mais diversas tecnologias

Quais as desvantagens de fazer um curso livre à distância?

  • Requer disciplina para determinar horários de estudar e cumprir os horários
  • Ainda é limitado em alguns cursos se não houver algum problema com a tecnologia ou se o uso deste for inadequado, pode ocorrer falhas no processo de ensino aprendizagem.

Como deve ser o perfil de um aluno que se propõe a fazer um curso a distância?

  • O perfil do aluno a distância é um pouco diferente do aluno do presencial, que na maioria das vezes está acostumado a ser mais receptivo, sentar, assistir aula e anotar o conteúdo. Os cursos a distância trazem uma riqueza de oportunidades e de situações de aprendizagem que motivam o aluno e ampliam seus horizontes, mas é preciso que o aluno aceite o convite de vivenciar e participar efectivamente das diferentes situações propostas, todas elas acompanhadas de recursos fantásticos e motivadores. O essencial para quem pretende fazer um curso a distância é ter uma meta, um projecto de vida e acreditar no seu potencial, é fazer acontecer, é buscar, conversar, produzir, pesquisar e realizar descobertas que farão a diferença no perfil profissional.